O investimento imobiliário é uma das melhores formas de adquirir uma renda extra de maneira segura. Nesse sentido, comprar uma casa de temporada é uma maneira adequada de começar a investir em imóveis.
Muitas vezes pode parecer algo intimidador entrar nesse ramo, mas com essa modalidade de negócio é algo mais simples para dar esse passo inicial. Ainda mais nesse momento de valorização imobiliária em cidades litorâneas e toda a popularidade que esses imóveis possuem com turistas.
São diversas vantagens que você pode ter ao comprar um imóvel para aluguel de temporada. Veja tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de investimento.
7 vantagens de comprar uma casa de temporada como investimento imobiliário
1) Propriedade de dupla finalidade - Primeiramente, vamos falar do investimento em seu próprio patrimônio. Com uma casa de temporada, você pode utilizar o imóvel com dupla finalidade.
Assim, para quem está começando a investir no mercado imobiliário, pode pensar em utilizar a casa de outra maneira. Por exemplo, você pode planejar suas férias para utilizar a residência no litoral e durante o resto do ano fazer o aluguel para hóspedes.
Nesse sentido, ao comprar uma propriedade para investimento apenas com a intenção de fazer o aluguel a longo prazo, você perde essa possibilidade de uso próprio.
2) Renda extra - Talvez a principal vantagem de adquirir uma casa de temporada como investimento imobiliário é obter uma fonte de renda extra e estável.
Desse modo, quando você não estiver utilizando o imóvel, pode fazer a locação para hóspedes e não precisa se preocupar em adquirir um imóvel apenas para investimento. Ou seja, ela é sua casa de férias, mas você pode ganhar dinheiro conforme desejar e não for utilizar.
A partir disso, com o valor recebido pelo aluguel de temporada, você pode reinvestir o dinheiro no próprio imóvel, utilizar para outras prioridades na sua casa principal ou aplicar em outros tipos de investimentos financeiros.
3) Crie valor por meio da apreciação - O aluguel de uma casa de temporada funciona como uma forma de arrecadar dinheiro a curto prazo. Ou seja, com os valores de locação por meses, você pode receber esse valor imediatamente após a negociação.
No entanto, ela também pode ser utilizada para arrecadação financeira a longo prazo. O mercado imobiliário é um dos mais seguros e estáveis e, além disso, os imóveis adquiridos estão sempre valorizando. Ainda mais se você faz melhorias na estrutura para receber melhor os hóspedes que estejam alugando.
Desse modo, caso você queira revender o imóvel adquirido como casa de temporada, com toda a certeza ele estará com um valor maior do que quando foi feita a aquisição. A valorização natural dos imóveis cuidará disso. Além disso, ainda existe a possibilidade de fazer melhorias e modificações para aumentar ainda mais o valor de mercado.
4) Deduções fiscais - Outro benefício que podemos citar na compra de um imóvel de temporada é a dedução fiscal que ele oferece. Da mesma forma que a casa principal ou uma propriedade exclusiva de investimento, esta segunda casa permite esse tipo de declaração financeira.
Por exemplo, esse modelo pode se aplicar em pagamentos de hipotecas, imposto sobre a propriedade, renda de aluguel, prêmio de seguro, serviços públicos e outras despesas de aluguel.
Existem diversas questões legais que envolvem esse tipo de situação financeira, por isso o ideal é fazer o contato com um contador profissional e/ou um advogado imobiliário. Desse modo é possível garantir ao máximo as deduções fiscais sem infringir nenhuma lei tributária.
5) Assuma menos riscos - Como destacamos anteriormente, o investimento em imóveis é um dos mais seguros. Isso ocorre porque ele não apresenta variações fortes em curto e médio prazo, como é o mercado de ações, por exemplo.
Além disso, esse tipo de bem tende a valorizar sempre, principalmente considerando possíveis melhorias na casa e também na infraestrutura da região.
Outro ponto favorável é o fator das cidades litorâneas, que são o principal destino de férias dos turistas. Ou seja, é possível cobrar um valor alto e justo para as diárias, mas também preencher o calendário todo da temporada de verão, fazendo um bom lucro. A receita de aluguel é como os investidores ganham dinheiro com suas propriedades de aluguel.
Caso você entenda que não está funcionando a casa de temporada e a taxa de ocupação não está se pagando o suficiente, ainda pode optar pela compra de um imóvel que funcione também como aluguel tradicional de longo prazo. Com isso é possível mudar a estratégia de locação e tentar fazer com que o imóvel renda o máximo possível.
Por último, caso essas opções ainda não se encaixem com as suas expectativas ou necessidades, ainda existe a possibilidade de utilizar o imóvel como segunda casa para usar com a família.
Ou seja, você vai poder economizar durante as férias com custos de aluguel de hotéis ou locações de temporada. Caso tenha vontade, quando a sua propriedade atingir valor suficiente para vender com bom lucro, pode fazer essa negociação.
6) Aprenda sobre imóveis - Uma vantagem interessante sobre a compra de uma casa de temporada como investimento imobiliário é dar o primeiro passo nesse mercado. Nesse sentido, é sempre bom se preparar antes, fazendo a leitura de livros, participando de cursos e conversando com especialistas. Mas somente quando der esse passo inicial é que você vai se tornar um investidor imobiliário especializado.
Além disso, podemos destacar o fato de que você não precisa ser um senhorio em tempo integral, algo que acaba ocupando muito tempo e pode ser bastante estressante. Como o aluguel é feito por temporadas ou curto período de tempo, não existe a necessidade de estar atendendo as demandas dos moradores de aluguel.
7) Fácil gerenciamento - Por último, vamos dar destaque a facilidade que é essa modalidade de negociação. Muitas pessoas fazem esse tipo de gerenciamento como um trabalho em período integral, mas não existe essa necessidade caso você queira apenas dar o pontapé inicial no setor imobiliário.
Nesse sentido, a propriedade de um aluguel por temporada é um trabalho de meio período, não ocupando tanto tempo e com menos esforço.
O fluxo de trocas de hóspedes também pode impactar, já que as pessoas que possuem uma alta rotatividade precisam se preocupar com limpeza da propriedade, troca de lençóis, toalhas, produtos de higiene entre outros. Se você possui um emprego fixo fora do setor imobiliário, isso pode ocupar muito tempo e atrapalhar os seus rendimentos.
Alguns proprietários ainda contratam gerentes de propriedade ou serviços de gerenciamento de aluguel de férias para assumir essas tarefas. Assim, é algo que você pode fazer para facilitar o trabalho, mas ainda precisa considerar na questão dos valores do aluguel.
Enfim, não existe fórmula mágica para quem quer iniciar com investimentos imobiliários e comprando uma casa de temporada. Primeiramente você precisa entender suas condições e necessidades e, a partir disso, buscar as melhores soluções para ter uma renda extra de maneira saudável e lucrativa